Reajuste de tarifa de água foi discutido em reunião pública na Câmara

Representantes do Saerp e ARES-PCJ esclareceram vereadores sobre fatores que incidiram sobre percentual do reajuste
Reajuste de tarifa de água foi discutido em reunião pública na Câmara

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto recebeu na tarde desta segunda-feira, 08 de agosto, o secretário da Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (SAERP), Antonio Carlos de Oliveira Junior, e o diretor técnico da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCL) ARES-PCJ, Carlos Roberto Belani Gravina, para esclarecer sobre o reajuste da tarifa de água e esgoto em Ribeirão Preto.

A reunião originou por requerimento de convocação dos diretores do SAERP E ARES-PCJ, de autoria do vereador Marcos Papa (Podemos), e foi negado pelo plenário alegando que não haveria necessidade de convocação e sim de convite.

Conduzida pelo vereador Bertinho Scandiuzzi (PSDB), a sabatina também foi acompanhada pelos vereadores Marcos Papa, André Rodini (Novo), Brando Veiga (Republicanos), Elizeu Rocha (PP), Gláucia Berenice (Republicanos), Mauricio Gasparini (União), Ramon Todas as Vozes (Psol) e Renato Zucoloto (PP).

Foi explicado por Gravina que os fatores que chegaram ao índice de 29,31% de reajuste. Com a falta de reajuste nos últimos três anos, em consideração principalmente ao período pandêmico. Neste período o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, foi de 24%, e somando a este percentual foi incluído os cálculos de investimentos que serão realizados no período de agosto de 2022 a julho de 2023. Ainda incluído no cálculo do reajuste estão o aumento da energia elétrica e as perdas com inadimplência, que segundo o diretor é uma das maiores das cidades que a agência atua, chegando a 10%.

Com o aumento da energia elétrica em 36%, o custo ocasionado pelo funcionamento das bombas de captação de água nos 120 postos, é um dos maiores gastos do SAERP, chegando a R$ 9 milhões ao mês. E foi informado por Antônio Carlos aos vereadores, que está em estudos projeto para compra de energia no mercado livre de energia, assim como está incluso no projeto a instalação de placas fotovoltaicas para captação de energia elétrica que será vendida à companhia de energia e descontado no valor utilizado pela secretaria.

Foram realizadas apresentações sobre os investimentos futuros para captação e distribuição de água, assim como o parecer consolidado publicado pela agência.

O secretário e diretor puderam ainda esclarecer sobre outros assuntos pertinentes à distribuição de água no município.

A íntegra da reunião pode ser acessada através do link:

Texto: Silvia Morais (MTB 77105/SP)

Fotos: Thaisa Coroado (MTB 50170/SP)